segunda-feira, 29 de outubro de 2012

A Casa da Débora

Algum tempo atrás recebi um e-mail fofo da Leitora Débora pedindo algumas dicas para sua casa:

Oi Pri, bom minha casa é como vocês falam aí um ''sobrado''. Amo minha casa! quando mudei eu não fiz nenhuma reforma apenas coloquei esse fechamento na varanda. Meu desejo é fazer uma sala de estar e jantar na varanda e deixar a sala de dentro sempre arrumada e sem muito fluxo (tipo sala de tv?). A parede de fora eu tinha idéia de colocar filetes de pedra São tomé e plantas (cicas). Já na sala tinha idéia de colocar um tapete como o seu, mudar o tecido do sofá, colocar um aparador e uma planta (adoro plantas). Eu e meu marido gostamos de coisas discretas sem muita ousadia assim como você (oi?). Áh e as cores da sala???não faço idéia. Obrigada pelo carinho  e se quiser fazer um post com minha casa vou adorar!

É muito amor né gente!!! Eu não costumo dar pitacos aqui no blog por falta de tempo mesmo, aliás este e-mail eu recebi já faz um bom tempo. Mas não dá para passar despercebido tanto carinho de quem me acompanha todos os dias né? Então vamos lá:

Fachada da Casa

 Esta parte de cima toda envidraçada é uma área fechada e do lado de fora tem mais uma sacadinha...

Esta parte da casa é um pouco interna/externa e a Débora manteve o verde clarinho da fachada. Eu não mudaria, gosto muito desta cor, mas colocaria alguns elementos que conversassem entre eles pra não ficarem soltos no ambiente. 
1 - Nestes sofás/bancos eu colocaria almofadas floridas, listradas e lisas. Ficaria mais aconchegante além de trazer cor ao ambiente. Um erro seria botar só almofadas verdes - pode ter esta cor mas ela deve ser complementada com rosa, amarelo, laranja, azul - Dá uma olhada no meu sofá que você com certeza vai entender o que eu digo.
2 - As plantas são lindas e quando puder replante-as em vaso maiores, por que elas vão crescer, e o tamanho aí conta, já que sua varanda é enorme!


 Dentro da área fechada, a mesa de jantar...

Eu gosto muito da mistura da madeira com essa cor de verde. Mas vamos dar uma alegrada?
3 - Que tal um tecido listrado com cores alegres para o assento das cadeiras? E isso você mesmo pode fazer viu? nem precisa mandar no tapeceiro. Um pendente em cima da mesa também ajudaria na iluminação e na decoração.
4 - Esses quadrinhos estão nadando nesta parede enorme. Minha sugestão é agrupá-los perto dos sofás e escolher algo maior para esta parede. Pode ser um quadro maior ou até mesmo um espelho. Eu sei que espelho é caro, então procurar em loja de usados seria uma boa saída - já estou atrás do meu..hehe

Saindo desta área de jantar, adentramos a Sala.
5 - As molduras de gesso, batentes de portas e janelas eu sugiro que você pinte de Branco e coloque a uma outra cor neutra nas paredes (aqui em casa é café com leite, ou camurça) e se você quiser pode jogar em uma única parede uma outra cor que vocês mais gostem. Isso vai dar uma ampliada no ambiente. O que está acontecendo agora é justamente ao contrário... A textura da parede com as molduras amareladas em destaque, engolem a sala!

6 - Acho que este quadro em cima do sofá ficaria melhor em cima da mesa de jantar. Ou se você puder desmenbrá-lo, use a tela lá fora e com as duas peças laterais faça outro quadro para a sala.
7 - Gostei da cor do seu sofá, mas ele precisa de almofadas, e novamente repito, não precisam ser da cor sofá, das paredes e dos tapetes. Ouse, misture vermelho com turquesa ou alguma outra cor que você goste e lembre-se: são detalhes baratos e fáceis de trocar!!!

8- Não tenho foto de todo home, mas dá para perceber que ele é bem bonito. Falta elementos decorativos para deixá-lo mais sofisticado. Flores artificiais como orquídeas, garrafas pintadas ou decoupadas em cores mais vivas, podem alegrar o ambiente e trazer mais vida a casa.
9- Já que você quer trocar o tapete por um igual ao meu, reaproveite este em outro ambiente. Se for deixar o sofá nesta mesma cor, escolha uma nuance mais clara, se trocar a cor do sofá, escolha para o seu tapete nuances mais escuras. Não é uma regra, mas dá para equilibrar o ambiente e também facilita na limpeza - ainda mais que você tem criança em casa.
10 - A cortina: volto a repetir que por mais que a pessoa seja neutra não deve colocar tudo da mesma cor. Quando olho nesta foto, se for de longe enxergarei uma coisa só!. Cores, mesmo que neutras devem limitar os espaços e destacá-los. Uma cortina branca em voial seria bem interessante e deixaria o ambiente mais sofisticado. Caso o seu sofá esteja totalmente encostado na parede e aí bata muito sol, sugiro uma persiana romana. É elegante, ficaria no limite da janela e não vai sair tão caro - pelo menos se for este o tamanho da janela que aparece na foto.


11- Pelo que percebi este corredor é estreito então não dá para colocar um aparador nem nada. Aproveite fotos da família, posters e imagens que gosta e preencha um pouco desta parede, esse quadrinho também pode se juntar aos outros lá na vartanda, por que ele está se sentindo muito sozinho aí!. Não quer investir em molduras que saem muito caras? eu também não. Por isso compro em lojas de 1,99, estabeleço as cores - preto, branco para os mais neutros - coloco o que gosto e vamos para a parede!!!

Enfim, estas são as dicas para a Casa da Débora, eu sinceramente espero que ela goste. É a minha opinião profissional a respeito do ambiente seguindo a lógica do menor impacto possível e de não gastar muito. Acho que o maior investimento seria a compra do tapete e da cortina. Todas as outras dicas dá para se fazer economizando e reaproveitando o que ela já tem. No final são só orientações, por que cada um tem seu gosto, sendo assim devemos fazer o que é melhor e mais funcional em nosso dia-a-dia não é mesmo? Bjocasss

7 comentários:

  1. Adorei as suas dicas...seria uma ótima opção de posts aqui pro blog,pense nisso.
    Bjinhus

    ResponderExcluir
  2. Oi PRI conheci o seu blog a pouco tempo mais já estou apaixonada por ele.Será que você pode me dar umas dicas de decoração também???Se for possivel vou amar...BJUS

    ResponderExcluir
  3. Eh tudo o que precisamos, dicas e mais dicas de pessoas assim de bom gosto como vc. Eu tive esse privilegio e sigo agradecendo sempre pela a ajuda dada. A minha ainda esta num processo lento de transformação, ams aos pouquinhos vou fazendo as mudancinhas e a felicidade de ver a minha casinha ficando mais fofa agradeço a vc e a Jana. Pri, acho que as amigas vão ficar mais encantadas se vc fizer mais seguido postagens como esta. Eu já sou fã nao eh de hj... rsrrsrs :)

    Minha linda, fique sempre com Deus e tenha uma excelente semana!

    bjo bjo bjo!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Priscila , gostei das dicas , mas acrescentaria mais duas,
    a primeira seria um espelho nessa parede que fica ao lado dessa porta e do corredor e a outra seria colocar um aparador nessa parede próxima a porta que vai para a outra sala com um quadro ou até mesmo o espelho, aí colocaria no lugar do outro espelho uma moldura ..
    No mais , as dicas que você deu vão deixar a casinha dela um espetáculo !
    Bjus!

    ResponderExcluir
  5. oi pri,
    obrigada pelo carinho,te adoro muito,e adorei suas dicas...
    mil bjs!!!!
    Débora

    ResponderExcluir
  6. Pri, amei as dicas! As que acho que de primeira já farão uma diferença enorme é pintar a sanca e as portas de branco, para tirar esse excesso de barreira visual. De informação. E depois quando você fala sobre manter as proporções quando escolher um quadro para a parede, em um aparece grande devemos ter um quadro proporcional ou um arranjo de quadros menores que juntos façam o contra balanço. É bem simples essas mudanças e farão muita difernça mesmo! Parabéns pela casinha linda a dona, e parabéns a você pelo ótimo senso critico, beijossss

    ResponderExcluir
  7. Adorei as dicas a casinha dela ja e linda com suas dicas ficara shou de bola adoro seu bolg bjs.

    ResponderExcluir

Adoro seu recadinho!!!