domingo, 19 de abril de 2015

Projeto 17

Oi pessoal tudo bem?
Até que não demorei tanto pra postar desta vez né?. Então vamos dar continuidade as postagens do Grande Projeto de 10/2014: 30dias/30Projetos - se você perdeu alguma coisa a respeito, clique aqui e entenda do que estou falando.

Essa iniciativa foi muito importante na minha vida e sem demagogia digo que uma corrente do bem se espalha quando pessoas como amigas blogueiras criativas,  compartilham boas idéias. Eu sou uma pessoa muito organizada pra tudo e geralmente faço listinha das tarefas que tenho a cumprir: antes fazia por que é mais fácil visualizá-las e agora faço por que esqueço mesmo....bendida quimioterapia que afeta meus neurônios..rsss

Mas esse negócio de se empenhar em uma tarefa por dia é algo grande...muito grande!!!! por isso que lá no início eu disse que o projeto poderia ser de qualquer assunto ligado a este blog: decoração, reciclagem, reforma, culinária, organização, moda e beleza, por que não?...vou confessar algo: a gente sempre tem algo pra fazer por dia, mas quando se dá início a isso você pensa...hum....tem um mundo de coisas e eu preciso de planejamento!!!!

Planejamento é tudo! Se não você começa 10 projetos e não termina nenhum...aí ao invés de ter algo inacabado, terá 10...e vira bola de neve! acredite. Digo isso por que devido meu estado de saúde ter piorado em 2014, várias tarefas começadas ficaram pela metade, como vamos ver a seguir...mas para finaliza-las, assim que eu melhorei, arregacei as mangas e fiz um planejamento para eu conseguir dar conta de tudo que havia ficado para trás..e sem me descabelar é claro!.

E esse projeto merece um post só dele..sim por que se não fica imenso e cansativo.

Projeto 17 - Terminar de encapar as Cadeiras da Sala de Jantar
Essa novelinha começou no final de 2013 - eu me programei para antes do Natal, trocar o tecido das minhas cadeiras. Sim, eu disse eu!!! por que se eu meto as caras a fazer móveis, por que eu não trocaria um simples tecido né?

O começo foi um pouco engraçado, por que até você achar o melhor jeito de desmontar as coisas e cortar o tecido da melhor forma demora um pouco, mas depois flui. O problema era a posição para executar a tarefa: eu colocava a cadeira em cima do tapete do ateliê e fazia todo trabalho ajoelhada...

Convenhamos pra quem tem tumores na coluna e empunhando um grampeador, não era das tarefas mais agradáveis..... Então eu fiz 3 cadeiras até o mês de dez/2013 e as outras 3 ficaram lá...amarelando e enfeiando o ambiente. Ainda tinha gente que chegava aqui e perguntava se era proposital deixar daquele jeito...afff

Mas logo depois que eu cheguei do hospital (passei por 2 cirurgias e fiquei 27 dias internada), e já inspirada com o 30dias/30projetos eu falei: é hoje que eu acabo com isso!!!

Forrei um edredon na minha mesa da sala, apoiei a cadeira em cima e fui a luta!!! Por estar na altura certa e eu não precisar me abaixar, foi bem mais rápido!!! Tão rápido que fiz as 3 no mesmo dia!!!

A Revista Casa Linda me procurou e pediu para publicar este Passo-a-Passo na sessão É Pra Já que saiu em Março/15. Infelizmente eles não publicaram todas as fotos nem todas as explicações e quando você lê sente falta de algo mais detalhado. Eu sempre tenho essa preocupação: se estou ensinando algo ou mostrando como eu fiz, faço em detalhes para que o leitor tenha o máximo de informação possível. Por isso vamos conferir na íntegra o que eu mandei para a redação. Quaisquer dúvidas que tiverem, deixe um comentário que eu respondo logo abaixo, ok?.

Vamos conferir?

Materiais:
- Tecido de sua preferência: 1,20 para cada cadeira (usei o Azul Kiraz com 1,40 da Karsten), Grampeador, Grampos, Martelo, Chave de fenda, Alicate, Parafusadeira e luva.


Passo 1:
Comece retirando os grampos da proteção embaixo do assento da cadeira. Retire somente de 3 lados (você vai precisar deste tecido novamente quando terminar, para que o acabamento fique bom).

Passo 2: 
Desparafuse o assento. Em algumas cadeiras com encosto estofado - como a minha -  você só consegue desmontá-lo se retirar o assento.

Passo 3: 
Encapando o assento: você tem opção de retirar todo o tecido antigo ou colocar o tecido novo por cima. Eu preferi colocar por cima, pois fica mais fofinho e ainda serve de guia para grampear o novo.
Meça o tecido deixando sobras nas laterais - veja se esta sobra ficará coberta quando você colocar o assento. Acabamento é tudo, e mesmo embaixo é bom que todas as sobras e grampos fiquem para dentro e não apareçam nas laterais.

Passo 4: 
Comece grampeando as laterais e deixe a frente e a parte de trás por último.

Passo 5 e 6:
Acabamento é o sucesso do negócio. Teste as dobras para que fiquem perfeitas. Não tem uma receita certa, é ir dobrando aos poucos e ajeitando com a mão, até que fique perfeito, aí grampeamos o tecido.


Passo 7 e 8:
Depois de terminado ele ficará desta forma do avesso e do direito. O tecido deve ficar esticado, mas deve-se tomar cuidado para não repuxar, pois isso marca a espuma e compromete o acabamento.


Passo 9:
Passamos para o encosto. Ele vai dar um pouco mais de trabalho para retirar, mas o resultado final compensa. Neste modelo, assim que você solta o assento, deve levantar o encosto e virá-lo para trás. 

Passo 10 e 11: 
Logo que levanta o encosto, você vê 2 fileiras de grampos, muitos grampos que devem ser retirados para solta-lo e permitir a troca de tecido. Use a chave de fenda para levantá-los e o alicate para retirá-los sem se ferir.


Passo 12:
Encapando o encosto:  Meça da mesma forma que o assento, deixando sobras nas laterais. Você deve grampear as duas laterais primeiro. Depois coloque grampos na parte de cima (marcada com uma seta), deixando uma pequena sobra (2 a 3 cm) na hora de dobrar, pois é esta sobra que você vai grampear novamente na cadeira. A parte de baixo do encosto não precisa ser grampeada agora, será usada depois que o encosto for colocado de volta na cadeira.

Passo 13: 
Coloque o encosto de ponta cabeça e do avesso e use essa sobra de tecido para grampear no dente que tem na cadeira. Coloque o grampeador o mais rente possível para não danificar o lado direito da cadeira.

Passo 14:
Depois de grampeado, é só virar. Viu que sobrou aquela parte que não grampeamos? Agora sim, você ajusta e grampeia nos espaços que sobraram embaixo do encosto. É questão de ir ajeitando com a mão, pra que fique reto, mas sem repuxar.

Passo 15: 
Sua cadeira está quase pronta!!!. Agora é só levantá-la e encaixar o assento. Antes de parafusá-lo novamente, verifique se as duas laterais estão iguais e se o encaixe entre o assento e o encosto não tem espaços/buracos. Ajeite o tecido e peça para alguém sentar na cadeira. O peso da pessoa ajuda na hora de colocar os parafusos e apertar pois ele não vai se mexer.

Passo 16 e 17:
Esta é a sua cadeira pronta ou quase!. Lembra do TNT branco embaixo? reposicione e coloque grampos em toda volta. Assim o acabamento fica impecável!



E enfim!!!! prontinho!!! Todas lindas e com novo estofado reinando na Sala de Jantar!!! (desculpe a foto de celular...minha câmera não quer funcionar....)

Mesmo com o tecido diferente na parede, a estampa das cadeiras conversa perfeitamente com tudo!!! ficou clean, provençal, romântico...do jeito que eu gosto!!!

Então...está a fim de trocar o tecido de algum móvel aí da sua casa? suas cadeiras estão implorando por uma transformação??? se você vai entortar o nariz e dizer...aáhhhh..mas é caro!!!
- Quem disse que precisamos gastar muito?? 
- Você acha que só tapeceiros podem fazer este tipo de reforma???
Olha...se eu recém operada consegui....tenho certeza que você dá conta né?

Agora ficou animada e quer se inspirar ainda mais??? então acompanhe todos os projetos que eu fiz até agora, curta e compartilhe!!!! Por que coisa boa a gente espalha!!!!

E no próximo post tem Receita, Moda e mais Decoração!!! Não Perca!!!  Bjocassssss Millll

9 comentários:

  1. amei ,e pretendo fazer com as minhas

    ResponderExcluir
  2. Cada dia fico mais impressionada com sua dedicação e perfeição! Ficaram lindas e vc sabe fazer tudo! Que casa linda.. toda bem decorada e organizada! Tenho vontade de ficar olhando sempre!!! Beijos e boa sorte no tratamento

    ResponderExcluir
  3. Mitou! Perfeito PAP, muito explicativo. Comprei minha mesa essa semana e espero que ainda possa durar muito sem precisar trocar eheheh mas sei que se precisar não parece um bicho de 7 cabeças! Adoro esses posts faça você mesmo! Parabéns!!!!

    Reformando Nosso Lar

    ResponderExcluir
  4. Olá , eu adoro vir aqui no seu blog ,porque você me inspira pela sua força,coragem com todos os seus problemas de saúde tem animo para deixar a casa linda e a gente que não tem nada as vezes reclama de tudo.
    Espero que você fique cada vez melhor e que continue com essa coragem e fé .bjão
    Marta

    ResponderExcluir
  5. Meu Deus! ela é mil em uma, parabéns

    ResponderExcluir
  6. Oi Priscila, é a Vi, eu estou aqui para dar um jeito no meu sofá e com um preguiça lasquenta, fiquei imaginando você e fiquei com vergonha, preciso deixar o comodismo de lado.
    Ficou lindas as cadeiras, parabéns.
    Obrigada por responder a pesquisa no Tacho.
    Beijos,Vi

    ResponderExcluir
  7. Olá, Pri.
    Vou visitar mais vezes o seu blog, quem sabe me animo e saio reformando td na minha casinha. Vc é mulher de mta fibra e coragem, parabéns!!! Eliana.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia! Aproveitando o friozinho pra reler seus post e admirar mais uma sua criatividade e capricho. Isso sem falar na sua valentia, sua força e alegria de viver. Que Deus continue te abençoando sempre!
    Cassia Lima - Serra/ES
    cassilim@i.com.br

    ResponderExcluir
  9. Estou encantada com tanto capricho, cuidado e bom gosto..parabéns pelo capricho sua casa é linda e vc uma guerreira
    bjsss

    ResponderExcluir

Adoro seu recadinho!!!