sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Projeto 24 e 25

Oláaaaaaaaaaa!!!!!!
Meu Deus!!!!! vamos tirar a poeira daqui ein gente????. Quanto tempo que não venho aqui e como todos sabem não é por falta de vontade não!. A correria do tratamento e as recaídas acabam me impedindo de fazer o que mais amo: vir aqui falar com vocês, fazer minhas artes, decorações e até mesmo trabalhar.

Antes eu entrava em pânico, mas agora aprendi a controlar um pouco a ansiedade e dar tempo ao tempo. Estou muito feliz de poder escrever neste momento e terminar com louvor o Grande Projeto 30dias/30projetos que como já relatei aqui foi e está sendo uma experiência maravilhosa...cheia de descobertas!

Então vamos a mais uma parte do 30dias/30projetos: e esta é uma dívida que tenho com vocês!!!. Em um dos posts onde mostrei minha varanda, eu prometi que voltaria e falaria dos cuidados que tenho com minhas amadas Orquídeas...missão dada...demora...mas é missão cumprida!


Projeto 24 - Cultivando e Cuidando de Orquídeas

Eu sempre fui apaixonada por flores!!!, mas as que mais me chamavam atenção desde que eu era criança eram as orquídeas. Eu recortava fotos das revistas, fazia caderninho com anotações e sempre que podia comprava uma com a mesada. Mas por falta de conhecimento, com o tempo acabava matando a planta....ou de sede ou afogada!.

Acabei desistindo de cuidar deste tipo de planta, envolta no mito de que a Orquídea é a planta mais difícil de se cultivar!.

Mas a paixão nunca se aplacou... e quando fechei minha varanda eu coloquei na minha cabeça que eu iria tentar novamente, mas pra não perder tempo e dinheiro, fui atrás de todas as informações possíveis e imagináveis...e de preferência de uma única fonte confiável.

Comecei a estudar no site da Minhas Plantas, assistindo os vídeos hilários e super divertidos da Carol Costa. Dedicando tempo, carinho e cuidados, consegui desenvolver uma boa rotina e manter muitos vasinhos lindos,verdejantes e floridos.

Bom...em primeiro lugar, orquídea não é tudo igual - existem inúmeras espécies, algumas florecem 4 vezes por ano, outras 2, outras 1 e outras demoram uma eternidade. A floração de algumas como a Phalaenopsis por exemplo, pode durar semanas...já outras uma semaninha é suficiente pra elas!.


A regra geral que eu aprendi é: Orquídea nenhuma gosta de ficar com os pezinhos molhados!. Então, xô pratinho!!!!. Para colocar água, verifique com o dedo se o substrato está úmido ou não e aí dose a quantidade de água - geralmente eu levo todas para a pia, abro a torneira e deixo a agua escorrer no vaso, depois coloco ela pra escorrer...nada de água acumulada! - faço isso com todas 1 vez por semana em dias mais ameno. No calorão, além de fazer isso eu uso o borrifador 3 vezes por semana pra que elas não sofram desidratadas. Já no inverno 1 vez por semana é suficiente.


Quando estão floridas, jamais eu podo, fico mudando de lugar, ou de vaso!. Se você fizer isso pode deixar a planta estressada e ela pode abortar as flores e os botões.

Depois que acaba a floração, eu verifico a haste florida, corto no 3 nó, passo canela pra cicatrizar e utilizo adubo para folhas, raízes ou se ela ainda não floriu, uso o de floração. Mas tudo isso analizando as necessidades da plantinha.

Algumas orquídeas entram em um período de dormência após florada e todo cuidado é pouco - água e alimento (fertilizante) nas doses indicadas pelo fabricante vão manter sua plantinha viva e bem pra quando ela despertar lhe trazer boas surpresas.



Geralmente pra plantar essas lindezas usamos casca de árvore, fibra de coco, carvão vegetal e sfagno - que é um musguinho geralmente envolto na raiz que ajuda a manter a umidade da planta quando regada. Eu tomo um certo cuidado com a fibra do coco por que ela tem tanino que pode ser prejudicial as raízes - ele queima ela - então sempre compro substrato especial e que tenha mais casca do que fibra.

Se você quiser saber como está a saúde da sua orquídea, preste atenção nas raízes. Elas são um termômetro importante da planta e por ela você pode identificar possíveis doenças e outros problemas que pode afetar e matar sua planta.


Raízes verdes, úmidas na medida certa e que caibam dentro do recipiente em que está plantada, geralmente promovem boa saúde e a planta se desenvolve bem.

Quando há muito emaranhado e muitas raízes, saindo pra fora do vaso e comprimindo a planta, o certo é fazer o transplante pra outro vaso. E sempre prefira de barro -  os de plástico comercializados em sua maioria - não são os mais indicados para viver com a planta pois podem esquentar com o calor fazendo com que a planta seque ou pior - juntar água desnecessária fazendo as raízes apodrecerem...

Antes de fazer o transplante, molhe bem a planta para que as raízes soltem com mais facilidade e em hipótese alguma corte ou quebre as mesmas...se você fizer isso selará o destino final de sua plantinha - e olha que eu já ouvi um monte de gente dizer isso.....foi lá cortou a cabeleira da coitadinha e ela claro...morreu!.

Eu comecei com 3 vasinhos...hoje passa dos 30. Sempre ganho alguma, ou alguém traz quando a saúde não está boa, para que eu possa salvá-las....as vezes é só questão de ajustar a rega...em outros casos é passar remédio para pragas...e em outros....a pessoa já fez o estrago, aí não tem jeito!.


Aqui em casa eu uso óleo de neem para combater cochonilhas e pulgões. Mas confesso a vocês que por eu cuidar muito bem, fazer controle de temperatura e umidade, eu não tenho problemas com estas pragas - talvez por conta de estar no 8o.andar...não sei...mas uso o óleo como prevenção e até o momento tem dado certo pois ele não é prejudicial a elas.

Enfim...este foi um resumo...eu não sou expert em Orquídeas, sou uma admiradora e curiosa!. Por isso deixei os links lá em cima pra quem quiser ver todas as dicas, vídeos e se aprofundar no assunto. Eu fico tão feliz por conseguir cuidar delas e vê-las  retribuir com lindas flores...enche a alma e o coração!!!


Projeto 25 - Trocando o Sofá de Lugar

Parece que foi ontem que eu corri aqui pra contar que havia comprado um novo sofá para a minha sala e o antigo eu coloquei no ateliê!...mas já se passaram 1 ano e 8 meses e junto com os meses, vieram as decepções.

Eu e o maridoco somos muito racionais em nossas escolhas, pesquisamos, olhamos e não fazemos nenhuma compra grande por impulso. Mas erramos feio nessa!...feio.... pecamos por no desespero em achar algo que atendesse aquela necessidade, não termos andado mais...demorado mais..só mais um pouquinho....

O meu antigo sofá que está no ateliê tem 6 anos e está em perfeito estado, tanto na estrutura quanto no tecido. Nós gostamos muito dele, ele só não tem assento retrátil e foi por isso que resolvemos no ano passado procurar algo deste tipo.

Arrependimentos...o sofá começou a apresentar barulhos, afundou, descosturou e devido todo o transtorno, deixou de ser o objeto de desejo..sem falar que o conforto passou longe!

Com isso, resolvemos que preferimos ficar sem o retrátil e esta semana, o antigo sofá voltou pra sala!
Ele é 10 cm maior de cada lado, cabe mais almofadas - se tirar a do encosto vira uma confortável cama..e é por isso que amamos e fizemos muito bem em não nos desfazermos dele.


 Sensação de felicidade pelo retorno.....

O sofá problemático? vai ficar no meu ateliê atendendo ao propósito de cama de hóspedes e sofá de bagunças....fazer o que....
Bonitinho...mas ordinário!!!!

Em frente a ele tenho a mesa onde fica minha máquina de costura e prateleiras com produtos da minha Loja Mi Casa, Su Casa....
Por enquanto está tudo improvisado!. A cadeira amarela já não me agrada mais e estou pensando o que vou fazer pra tirar esta cor - não sei se vou pintar ou colocar tecido adesivo. Gostaria de deixá-la azulzinha...veremos.

Exatamente ao lado desta mesa tenho um parede vazia de 2,00 onde pretendo montar um armário com porta de correr para guardar meus aviamentos e tecidos que estão nestas caixas no chão e tem me incomodado muito. Sem contar na quantidade de revistas e também nos produtos da loja que tenho em estoque e estão todos em caixas de papelão....ai tem hora que dá nos nervos!!!

Mas os valores cobrados pelos marceneiros e também pelas lojas que vendem armários prontos está bem longe da minha realidade....chegam a pedir R$ 3.600,00 por um armário de 1,90....absurdo!!!!

Estou sinceramente tentada a comprar madeira - mandar cortar no tamanho que necessito, já com a fita de borda e eu monto em casa! Fácil não vai ser...é pesado... e eu ainda quero um trilho pra colocar a porta de correr que fica melhor e ocupa menos espaço do que a convencional... Então...veremos cenas dos próximos capítulos comigo se estrepando ou não...rsss

Agora....você já viu todos os projetinhos que eu fiz?...estamos quase chegando ao número 30, e eu estava olhando os posts e admirada por conseguir mesmo aos trancos e barrancos....eu estou conseguindo bater a meta!

Aproveita pra comentar e me deixar muito feliz??? Pleaseeeeee!!!!!
Vou deixar os links aqui embaixo pra  vocês não perderem a sequência e também pra quem sabe eu inspirar você a fazer o mesmo, ou a mudar alguma coisa em sua rotina. Posso garantir a vocês que esta experiência está sendo maravilhosa e com certeza eu vou repeti-la!!!










10 comentários:

  1. Priscilla, apesar de não me conhecer, adoro você e seu blog. Estava louca de saudades e preocupada com seu sumiço. Graças a Deus, hoje tive a felicidade de me deparar com um post seu. Rezo muito por você. Obrigada por fazer a vida de tanta gente mais alegre.
    Roberta

    ResponderExcluir
  2. Que bom ver o blog ser atualizado! Estava com saudades! Parabéns pelo esforço e pelo capricho de sempre! E força no tratamento!

    ResponderExcluir
  3. Saudades, gatona!! Fico feliz com o seu retorno. Estou péssima com plantas, consigo matá-las em menos de 2 dias, mas fico admirada com quem sabe cuidar.
    Ah, outra coisa, apaixonei com o papel de parede do seu atêlie. Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Pri!
    Amo orquídeas!!! Ainda mais brancas!
    E sua sala está linda! Parabéns queridona!!
    Espero sua visita lá no meu blog para tomar um cafezinho com biscoitos comigo, rsrs
    Fica com Deus... Beijão

    construindominhacasaclean.com

    ResponderExcluir
  5. Que lindas! Tb estou retornando a blogsfera! Bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi Pri, tudo bem? Que bom que você voltou, muitas saudades de suas postagens. Amo orquídeas também, mas nunca tive nenhuma e nunca quis me arriscar a comprar com medo de cuidar delas. Mas são lindas mesmo. Grande beijo pra você, saúde!! E até mais...

    ResponderExcluir
  7. Oláááááá´!
    Que alegria saber noticias suas!! Nunca comentei aqui mas amo seu blog e estava preocupada, verificando sempre pra saber se vc estava bem. Feliz demais em que vc tenha retomado o projeto. Um grande abraço!
    Cássia Lima cassilim@ig.com.br

    ResponderExcluir
  8. Que ótimo que vc voltou. Estava com saudades dos seus posts. Amo orquídeas, mas como a maioria das pessoas não sei cultivá-las. Já, agora, com essa aula que vc deu, colocarei a mão nos "substratos" e irei cuidar das minha humildes, mas, queridas orquídeas. Que Deus possa te iluminar e cuidar de vc para que possamos ter e ver essas belezuras que só vc sabe fazer. Bjs . Laura

    ResponderExcluir
  9. Que bom ver posts seus, sobre o sofá, é assim mesmo, trabalho com isso e sempre vejo as pessoas decepcionadas com o retrátil. Preserve o seu antigo, e quando ficar velhinho, invista numa boa reforma, meu marido é tapeceiro, então entendemos bem disso.Beijos!!!!!

    ResponderExcluir
  10. Amei seus projetos, ameeeei suas orquídeas e fiquei mega feliz com seu retorno ao blog.

    Bjinhos!!!!!!!


    Márcia Martins

    ResponderExcluir

Adoro seu recadinho!!!